Feira reúne arte, cultura e meio ambiente em Olivença

Idéia é aproveitar o fluxo de visitantes nesta alta estação
Secom/Gidelzo Silva

Ilheenses e turistas poderão conferir no próximo domingo, dia 9, a realização da I Feira de Arte, Cultura e Meio Ambiente de Olivença que vai acontecer a partir das 15 horas, no Recanto de Olivença, na Praia Back Door. O evento é resultado da iniciativa dos moradores e conta com a parceria da Prefeitura de Ilhéus, através da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação de Capoeira Angola Mucumbo  e da administração do bairro.

No evento, haverá exposição de trabalhos artesanais, comidas típicas, atividades para crianças, apresentação indígena Tupinambá, roda de capoeira, oficina de compostagem e música. O objetivo da feira é fazer da cultura um vetor de integração social bem como possibilitar maior dinâmica econômica aos moradores da região, sendo mais uma forma de valorizar o trabalho dos artesãos, artistas, pequenos produtores, cozinheiros e quituteiros.

História – Olivença foi o primeiro e principal Aldeamento Jesuítico do Sul da Bahia, o Nossa Senhora da Escada, onde no alto da colina índios e jesuítas construíram a igreja de mesmo nome. Hoje o bairro é um importante ponto turístico de Ilhéus, possuindo uma estância hidromineral inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, área com alta biodiversidade. Comunidades indígenas, como os Tupinambás, ainda vivem na região. No segundo domingo de todo ano, ocorre a Puxada do Mastro de São Sebastião, festa tradicional que mescla o sagrado e o profano e faz parte do Programa Cultural de Ilhéus.